No artigo de hoje vamos falar sobre 14 gatilhos mentais poderosos que te farão vender muito mais.

Os gatilhos mentais são extremamente importantes, para quem trabalha com marketing digital e vendas em geral, pois os gatilhos mentais ajudam a alavancar o crescimento do seu negócio seja ele físico ou online.

E claro ao usar os gatilhos mentais da forma correta, você conseguirá ter um excelente resultado vendo crescer assim o seu negócio, as suas vendas e a sua autoridade.

Fique até o fim deste artigo para descobrir o que são gatilhos mentais e qual é a sua importância para alavancar o seu negócio.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos Mentais São Os Grandes Responsáveis Por 82% De Toda Compra

Os gatilhos mentais são determinadas palavras ou ações que fazem as pessoas tomar uma determinada ação muito mais rápido.

Utilizar gatilhos mentais para fazer qualquer tipo de negociação vai te ajudar muito, pois vai te dar uma vantagem em conquistar muito mais rápido o sim dos seus clientes.

Persuasão

Os gatilhos mentais são os grandes responsáveis por persuadir outras pessoas a tomar a ação que você deseja.

O nosso cérebro é meio preguiçoso, ele quer as respostas mais rápidas possíveis, então quanto nos vemos em algo sem saída tomamos uma decisão mais rápido que o normal.

Vamos a um exemplo.

Quando saímos com nossa família e queremos passar em um restaurante, e tem dois restaurantes um do lado do outro, más a diferença é que em um restaurante tem uma fila enorme e no outro está vazio.

De verdade qual restaurante você escolheria? Com certeza o mais cheio não é mesmo?!

Isso porque se um restaurante está cheio quer dizer que a comida é boa, e por mais que vamos esperar para entrar no restaurante não queremos correr o risco de ir para o restaurante vazio, vai que a comida é ruim né?!

Esse caso nos ativa um gatilho mental de reciprocidade que por mais que odiamos esperar em filas, preferimos esperar do que passar por algo desagradável.

#1 Gatilho Mental Da Reciprocidade

A união faz a força

Um dos gatilhos mais importantes é o gatilho da reciprocidade.

Por que ele é a base do marketing de conteúdo e do marketing de relacionamento, porque acontece que nós temos uma tendência a retribuir quando alguém faz algo de bom pra gente.

Porém a gente tem que perceber que aquilo que a pessoa fez foi de forma espontânea e genuína.

Por isso é importante que quando você estiver construindo seu relacionamento e sua autoridade gerar bastante conteúdo de valor e gratuito, sem querer nada em troca.

A longo prazo vai te trazer muito mais resultado.

Para construir a sua autoridade você precisa ajudar as pessoas sem pedir nada em troca.

O gatilho da reciprocidade também é ativado quando você dá um brinde ou um presente para o seu cliente, quando isso acontece as pessoas se sentem na obrigação de te retribuir e essa retribuição poder ser uma venda realizada.

#2 Gatilho Mental Da Atração/Simpatia

Nesse gatilho você gera atração e simpatia por você.

Nesse caso você mostra que você é uma pessoa comum como todas as outras, e como você faz isso?

É você escrever, é você gravar vídeos mostrar um pouco da sua rotina, é você se comunicar com sua audiência pra ela poder se identificar com você.

Por isso a importância de ter seu avatar, porque quando você tem seu avatar definido você consegue se comunicar muito mais com as pessoas.

Então quando você tem seu avatar definido você sabe qual é a dor da sua persona e por consequência você vai conseguir gerar identificação e simpatia mais facilmente.

#3 Gatilho Mental Da Prova Social

Esse é um dos gatilhos mais importantes, se não o mais importante para gerar um gatilho na mente do seu telespectador.

Ele é muito importante porque nós temos a necessidade de pertencer a grupos, de seguir outras pessoas.

E as pessoas também procuram muito por provas de que outras pessoas já passaram por alguma coisa, ou já estiveram em algum lugar e estão ali pra elas verem é que nem o exemplo que dei dos dois restaurantes.

Que um tem uma fila enorme, e no outro não tem quase ninguém, seu cérebro automaticamente decide que o que tem uma fila é muito melhor…

Ele é uma prova social você está mostrando que tem muita gente ali, e no nosso caso a gente usa a prova social com resultados do produto que você está vendendo.

E quando falo em resultados isso não significa somente dinheiro. Quando você aprendeu uma coisa que você não sabia, isso já é um resultado!

E você pode usar aprova social mostrando depoimentos, mostrando o seu número de alunos, você pode mostrar seus resultados financeiros, você pode mostrar algum resultado que você teve em suas redes sociais.

Tudo isso é muito importante para gerar o gatilho de prova social.

#4 Gatilho Mental Da Autoridade

Assim, não é só gerar prova social e identificação com você, com certeza isso é muito importante, porém você tem que se mostrar como autoridade no assunto que você está falando.

Afinal quando as pessoas te veem como uma autoridade isso gera muito mais identificação com você.

Te gerando assim mais credibilidade.

E você pode gerar mais credibilidade no assunto, se expondo mais em suas redes sociais falando sobre o conteúdo que você tem conhecimento gerando conteúdo de valor pra sua audiência.

Então você deve criar pontos que você tem autoridade, provas que você tem autoridade.

#5 Contar Histórias

Contar histórias é uma das formas mais persuasivas que existe de se comunicar, contando histórias.

E a nossa mente é muito poderosa. Ela cria imagens quando você conta uma história.

Então use isso ao seu favor, conte histórias em seus vídeos em seus e-mails e em toda boa criação de conteúdo que você fizer.

E quando você conta histórias você gera um relacionamento, isso gera uma atenção para com seu público.

#6 Gatilho Mental Da Curiosidade

Nós somos muito curiosos por natureza então assim em toda criação de conteúdo que você fizer faça bastante coisas que gere o gatilho da curiosidade.

Então é sempre importante você ativar a curiosidade das pessoas.

Por exemplo lá no início do artigo eu falei que iria falar sobre os gatilhos mentais e como usar eles certo?

Então nesse caso eu te causei o gatilho da curiosidade para que você quisesse saber mais sobre gatilhos mentais e como usar eles da maneira correta.

#7 Gatilho Mental Da Especificidade

Então esse gatilho é sobre ser específico no que você está falando e que ser específico te torna verdadeiro.

Por exemplo ao te gerar uma promessa de que você vai ganhar 700 reais em 7 dias você tem que ser específico.

Porque você vai querer saber como você vai ganhar 700 reais em 7 dias e porque aquilo que você está entregando funciona.

Então você tem que dar uma razão pela qual esse produto vai ser bom para aquela pessoa.

Ou seja, você estará sendo específico que se a pessoa seguir a risca o método que ela dá, ela conseguirá ter resultados.

#8 Gatilho Mental do POR QUÊ?

Por quê??

Esse gatilho é muito poderoso, um exemplo bem legal é no livro do Robert. B. Cialdini que é as armas da persuasão ele dá um exemplo do porque.

Nesse exemplo eles fizeram um teste em uma fila cheia de pessoas que queriam tirar xerox.

No primeiro teste, o participante disse: “Desculpa, tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox?” Neste cenário, cerca de 60% das pessoas permitiram que ele furasse fila e usasse a máquina antes delas.

Na segunda situação, a solicitação foi ligeiramente alterada. Desta vez, o participante disse: “Tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque estou com pressa?” Você percebeu a sutil diferença entre os dois pedidos? Vamos decompô-lo: Não foi apenas a solicitação minimamente alterada, mas sim o “porque” (o motivo) que fez a diferença para que ele furasse fila.

“Porque eu estou com pressa” não é uma boa desculpa para a maioria de nós. Mesmo assim, cerca de 94% das pessoas deixaram que ele furasse a fila desta vez.

Se você acha estranho, vamos à solicitação usada no terceiro e último teste: “Desculpe-me, tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque eu tenho que fazer cópias?” É uma justificativa insuficiente para que as pessoas deixassem o participante furar fila, afinal, todo mundo ali quer tirar cópias. Apesar disso, 93% das pessoas permitiram que ele passasse na frente, apenas 1% a menos que no caso anterior, porém,  33% a mais que no primeiro teste, no qual não há um porquê.

Cialdini explica que se trata de um princípio bem conhecido do comportamento humano. Quando pedimos a alguém para nos fazer um favor, a chance de ser bem sucedido se torna muito maior quando oferecemos um motivo.

As pessoas simplesmente gostam de ter razões para o que elas fazem. Sendo assim, sempre busque justificar o que você está fazendo. Quanto mais verdadeiro e genuíno for seu argumento, maiores serão as chances de seu público confiar em você.

#9 Gatilho Mental Da Antecipação

Esse gatilho é muito utilizado em lançamentos, porque gera a curiosidade nas pessoas.

E as pessoas ficam meio que nossa será que esse produto eu posso confiar, nossa como será que vai ser isso?

Então por exemplo você pode liberar depoimentos de clientes, pessoas que foram transformadas com seu produto.

Você pode fazer grandes promessas, deixar as pessoas ansiosas para que ela se prepararem para adquirirem este produto.

Mostrar benefícios que aquele produto ter na vida delas, que elas vão ser transformadas.

Que aquele produto tem o poder de solucionar a dor delas.

Então isso é uma antecipação deixar a pessoa esperar por aquele produto que é muito bom, mas que ela tem que esperar até certa data para que ela possa adquirir o produto.

E quando chegar a data ela vai estar tão ansiosa que ela vai se apressar para comprar o produto.

#10 Gatilho Mental Do Comprometimento

Nesse gatilho você faz com que seu cliente tenha pequenos comprometimentos com você, isso faz com que ele fique em uma posição que ele vá contra os próprios princípios dele mesmo.

O que pra ele seria algo muito errado e desleal.

Vou dar um exemplo rápido de uma comunicação aqui pra você.

Você gostaria de mudar de vida?

Você gostaria de mudar a vida da sua família?

Você gostaria de parecer mais sucedido perante seus amigos e perante a sua família?

Você entende que isso é possível quando você ganha mais dinheiro não é mesmo?

Você concorda que a internet cresce hoje no dia a dia e que todo mundo está usando a internet?

Portanto você concorda comigo que pra ter tudo isso você precisa ter um negócio na internet e conquistar tudo isso que acabei de te falar.

Tá aqui meu produto!

Basicamente eu fiz essa pessoa do exemplo ter um comprometimento comigo, porque todas as respostas pelas perguntais as quais eu fiz foram SIM!

#11 Gatilho Mental Da Referência

Então quando a gente fala de referência é porque a gente sempre se baseia em alguma coisa, isso porque sem uma base você não sabe não sabe se está barato ou se está caro.

Vou dar um exemplo prático aqui pra você.

Por exemplo se você vende um curso de emagrecimento. Digamos que você venda um curso em que o valor é de 300 reais automaticamente você pensa que é caro não é mesmo?

Más e se eu te der outro exemplo.

Em uma academia você pagaria sei lá 250 reais por mês o que no final do ano daria 3.000 reais.

O que seria mais barato, o curso de 300 reais ou academia de 3 mil?

Nesse caso você estaria economizando muito e por consequência compraria o produto…

Então esse é o gatilho da referência, mostrar que a outra coisa é muito pior e que o seu produto melhor, muito mais rápido, muito mais barato, entendeu?

#12 Gatilho Mental Da Escassez

Esse gatilho mostra de que o ser humano ele precisa perder pra dar valor, e isso é fato e acontece tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional.

Então quando nós sentimos que estamos perdendo algo, quase que subitamente tomamos uma decisão rápida para não perder aquilo.

Por mais que algo não seja nosso, se sentirmos que estamos perdendo é comprovado que tomamos uma decisão rápida para conseguir aquilo rapidamente.

As pessoas dão muito mais valor para aquilo que é mais difícil que é raro, que aquele ‘’objeto’’ de desejo é escasso.

E o sentimento de perder algo é muito maior do que de ganhar algo.

E é por isso que o gatilho mental da escassez é tão importante aí para aumentar suas vendas e seu negócio online.

#13 Gatilho Mental Da Urgência

Esse gatilho é muito parecido com o da escassez, más ele tem uma diferença porque o gatilho da urgência é quando você coloca um prazo limite para que certo produto seja adquirido.

Então nesse caso nós seres humanos odiamos a impotência de perder em devida situação então a gente quer agir rápido para poder adquirir um produto ou serviço para que a gente não fique sem aquele determinado produto.

A mente humana pensa assim. É melhor você ter alguma coisa e se arrepender depois do que você nunca ter tentado.

#14 Gatilho Mental Da Emoção

A gente sempre toma decisões emocionais e justifica com uma lógica por trás.

Então na compra de qualquer produto seja ele qual for, a gente vai comprar o produto dando uma justificativa da qual aquele produto vai ser bom pra nós.

Mesmo que nunca usemos o produto.

Então na nossa comunicação precisamos mostrar sempre benefícios pelos quais aquele produto vai trazer na vida do cliente e também quais benefícios você pode dar pra ele, se ele adquirir de você.

Conclusão

Então neste artigo você viu 14 gatilhos mentais poderosos, e como eles podem te ajudar muito a alavancar as suas vendas.

Então vamos relembrar quais são os 14 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade
  • Atração/ Simpatia
  • Prova Social
  • Autoridade
  • Contar Histórias
  • Curiosidade
  • Especificidade
  • Porquê?
  • Antecipação
  • Comprometimento
  • Referência
  • Escassez
  • Urgência
  • Emoção

Então esses gatilhos vão ajudar você a persuadir outras pessoas na hora de tomarem a decisão que você deseja.

Também é importante na hora de usar gatilhos mentais escrever uma boa copywriting e eu escrevi um artigo bem completo falando disso.

Eu espero de verdade que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Se esse conteúdo foi bom e relevante pra você compartilhe em suas redes sociais e com pessoas que precisariam deste conteúdo. Então é isso, vou ficando por aqui e Seja sempre muito bem vindo(a).

😆 Cursos que recomendo para ter uma  estrutura completa de vendas automáticas.

Fórmula Negócio Online

Me Siga no Instagram e acompanhe sempre as novidades.

Leia mais: 6 técnicas para fazer uma boa copywriting.

QUER APRENDER OS 5 PASSOS PARA TER UM NEGÓCIO DE SUCESSO?

Cadastre-se GRATUITAMENTE e aprenda 5 passos importantes para montar um negócio de sucesso na internet!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

3 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
WhatsApp chat