Neste artigo vou te contar como você pode escrever uma boa Copy e porque ela é essencial para o seu negócio, fique até o fim do artigo para descobrir quais são as 6 técnicas para fazer uma boa copywriting.

O que é copywriting?

A arte de fazer textos que vendem.

Antes de tudo você precisa saber o que é Copywriting!

Mas afinal o que é copywriting?

Copywriting é a arte de fazer textos que vendem, é o alto poder de persuadir pessoas através de um bom texto a tomarem a atitude que você deseja!

Para fazer uma boa copy, você precisa seguir alguns critérios essenciais em toda copy que escrever.

Estratégias Fundamentais para uma boa Copy

  • Quebrar Objeções
  • Usar Gatilhos Mentais

Uma das estratégias fundamentais que toda boa copywriting precisa ter, é quebrar qualquer objeção do leitor, ou seja, você precisa deixar claro e especificado algo que se ele vir a ter dúvidas, e matar ali mesmo qualquer objeção do seu leitor no seu texto.

Uma técnica muito boa que uso para escrever meus textos, é ler e se perguntar se eu como leitora gostaria de estar consumindo aquele texto, ou seja ler até o fim e se aquele texto tem o poder de me persuadir.

Quando você usa essa técnica você identifica algumas possíveis dúvidas do seu leitor e quando você as identifica, já as dá a resposta.

Você também precisa usar gatilhos mentais no seu texto, quando se usa Gatilhos mentais você meio que entra na mente do seu leitor e tem o poder assim de persuadir ele.

Alguns gatilhos mentais que se pode usar são:

  • Escassez
  • Urgência
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova Social
  • Antecipação

Fale com pessoas

Converse com Pessoas!

Quando você escrever qualquer tipo de texto você sempre deve se colocar no lugar da pessoa, você está escrevendo para uma pessoa e não para um robô.

É fundamental para uma boa copywriting que você escreva para uma única pessoa, escreva como se você tivesse falando com uma pessoa mesmo sabe, e não qualquer pessoa. Um amigo seu, escreva como se tivesse falando com seu melhor amigo e não seja tão formal em seus textos.

Nesse texto que você escrever você precisa falar com seu avatar.

Avatar é a pessoa principal que você busca em seu projeto, a pessoa que representa seu nicho.

Por exemplo: Digamos que seu nicho ou produto sejam de brigadeiros gourmets. E as pessoas que desejam consumir esse produto são:

– Mulheres

– Casadas

– Têm de 30 a 50 anos

– 2 filhos

– São Donas de Casa

Então neste caso que você já tem seu avatar montado fica muito mais fácil escrever seu texto, encontrar a dor do seu avatar e ter o poder de persuadir ele.

Você vai escrever seu texto como se tivesse falando com seu avatar.

Seja um Amigo

Como disse acima você precisa falar como se tivesse falando com um amigo, então escreva com familiaridade, como se realmente estivesse falando com seu amigo.

Seja sempre muito específico no que você fala para que essa pessoa não tenha dúvida alguma, e quando você é específico você quebra qualquer objeção que ela possa vir a ter.

Nunca seja vago, e não deixe seu leitor imaginar algo que você não pode cumprir então se no texto você promete, você deve cumprir.

Escreva de Forma Falada

Quando você for escrever um texto, escreva como se você estivesse falando mesmo sabe, como se tivesse ao vivo ali na frente da pessoa.

Use um tom de conversa em que essa pessoa identifique que é você mesmo ali.

Que você também é uma pessoa real, e que esta pessoa pode contar com você.

Construa Relacionamento

Uma boa técnica para fazer um bom texto e ter uma boa copy é construir relacionamento no seu texto, no seu vídeo, enfim naquilo que você for utilizar para se comunicar com o seu leitor.

E como construir um bom relacionamento?

Construa Relacionamento com as pessoas.

Uma dica que te dou é: Conte Histórias, Histórias reais que para que a pessoa se identifique com você.

Você pode contar uma história de outra pessoa, ou um case pessoal. Algo que aconteceu com você mesmo sabe.

Isso faz com que aquele texto seja muito mais pessoal o que acaba gerando mais pessoalidade e construindo assim um relacionamento com a pessoa do outro lado da tela.

E quando você conta essa história, você conecta com a pessoa e ela te enxerga com outros olhos, o que acaba sendo muito mais fácil deixar ela persuadida por você.

Use Fluidez

O que é Fluidez?

Não fazer quebras, seguir a linha de raciocínio do seu texto, fluir a sua mensagem.

Então você deve se conectar com sua mensagem, uma coisa leva a outra.

Fazer um bom texto, e seguir a mesma linha de raciocínio do inicio ao fim do texto sem sair do foco principal da sua mensagem.

Use Bons Títulos

Tenha um bom título e seja específico na mensagem que você quer passar.

87% das pessoas que leem textos são convencidas de que aquele texto é realmente pra ela a partir do seu título.

Então capriche no título e siga a linha de raciocínio no seu texto.

Alguns exemplos claros de títulos que você pode usar são os que tem benefícios claros e que tenham quebras de padrão.

Vou deixar alguns exemplos de benefícios claros que você pode deixar nos seus títulos.

  • Como
  • Rapidamente
  • Sem risco

Por exemplo: Como emagrecer em menos de 30 dias sem passar por ansiedade

 Então esse título segue a linha de raciocínio que citei a cima. Que foi uma palavra-chave: Como.

Seja criativo e faça bons títulos.

Rapidamente: 30 dias.

Sem risco: Sem passar por ansiedade.

Então neste caso a pessoa que precisa emagrecer e vê um título desse que fala como ela pode emagrecer em 30 dias e ainda sem passar por ansiedade, que é um dos problemas de quem quer emagrecer. Ela vai ficar com muita vontade de consumir aquele texto, e saber como aquele conteúdo que tem no texto vai poder realmente ajudar ela de alguma forma.

Vou deixar alguns outros exemplos abaixo.

Exemplo:

– Como eliminar a dor, sem mais dor.

Por exemplo:

Como emagrecer sem precisar fazer dietas malucas.

É um título clássico não é mesmo?

Más uma pessoa que quer emagrecer e lê esse título, sem dúvida alguma ela vai consumir o texto.

Outro exemplo de título é seguindo esse modelo aqui:

(Número), erros que a maioria (cliente comum) (situação do nicho) e como evitar.

Por exemplo:

10 erros que você comete na hora de se alimentar, e como mudar isso agora.

Então esse tipo de títulos com benefícios da dor do seu cliente é o tipo de título ideal para os seus textos.

Outro exemplo de títulos que convencem, são títulos que são fora do padrão. Ou seja, são aqueles títulos que fogem das frases clichês.

Por exemplo:

‘’Canela de pau e Gengibre, descubra agora o segredo do porque as duas juntas podem te trazer um emagrecimento acelerado’’.

Entendeu a lógica dos títulos? Títulos são a fonte principal do consumo dos seus textos, então faça sempre bons títulos para ter uma boa copy.

É essencial como eu disse acima que você siga a linha de raciocínio do seu título nos seus textos, e que entregue o que prometeu nos seus textos.

Então prometeu cumpra.

Como quebrar as objeções?

Primeiramente você tem que saber quais são as principais objeções do seu cliente.

As 5 principais objeções que as pessoas tem pra não comprar alguma coisa de você seja você um afiliado ou um vendedor de coisas em geral como carro, roupas e etc.

1- Será que esse produto é bom mesmo? Será que funciona?

Nesse caso você vai ter que dar provas de que aquele produto realmente é bom e que te ajudou ou ajudou algumas pessoas, então tire print e dê a prova que essa pessoa precisa.

2- Será que essa pessoa é capaz de me ensinar ou entregar aquilo que eu quero?

Nesse caso novamente entra o gatilho mental das provas sociais e a pessoa vai ter que comprar e meio que por si própria saber se aquilo é realmente bom ou não pra ela.

3- Será que eu vou conseguir aplicar isso que essa pessoa está me ensinando?

Então nesse caso, você tem que deixar claro no seu texto ou vídeo que aquele produto é muito simples de se entender porque é feito para iniciantes, que é passo a passo e dar todos os detalhes para quebrar as objeções.

Liste os benefícios

4- Ah mas isso é muito caro!

Nesse caso você precisa listar todos os benefícios que aquele produto ou serviço pode proporcionar para aquela pessoa. E como aquele produto tem o poder de resolver a dor maior que ela tem.

E se possível também mostrar bônus que essa pessoa vai ganhar ao comprar de você.

Então mostrando a lista de benefícios e também os bônus você dando muito mais valor do que o produto realmente tem.

E dar garantia, a garantia ajuda muito na hora de vender um produto, então mesmo que esse produto for ‘’caro’’ aos olhos do seu cliente, então ele pode comprar, testar e ver se aquele produto realmente é bom pra ele.

5- Eu não tenho tempo.

É bem comum ouvir isso, a pessoa sempre vai arranjar uma desculpa pra não ‘’gastar’’ então ela mente pro próprio consciente dela dizendo que ela não vai ter tempo de aprender e colocar em prática as técnicas daquele curso, mesmo ele sendo maravilhoso ( então de qualquer forma esse produto não é pra mim) – pensa a pessoa.

E essa pessoa fala assim deixa que outro dia eu faço, outro dia eu compro…

E como você pode contornar isso?

Usando o gatilho de urgência, então você fala, olha esse valor com desconto vai acabar tal dia. Então você precisa acelerar isso ai cara hahaha

A pessoa acelera e compra!

E falar claro que se ela reservar um tempo de 2 horas por dia bem focadas ela consegue sim colocar em prática.

Deixar claro que se ela se dedicar a prática e seguir o método por pelo menos x tempo ela vai conseguir ter resultados com o produto que você oferece.

Conclusão

Então chegamos ao fim deste artigo e aqui você viu quais são as 6 técnicas para fazer uma boa copywriting.

E elas são:

1- Ser amigo.

2- Escrever de forma falada.

3- Construir relacionamento.

4- Usar fluidez.

5- Usar bons títulos.

6- Quebrar as objeções.

Lembre-se também que quando você for escrever uma boa copywriting, jamais falte com a verdade, você está se comunicando com pessoas, então se coloque no lugar delas e seja realista com elas.

E claro produza um bom conteúdo, através da sua copy não seja vago. Seja específico!

Conteúdo é Rei então quando você trás um bom conteúdo você terá bons resultados.

Bom é isso, espero que tenha gostado deste artigo. Se você gostou, compartilhe ele em suas redes sociais.

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Leia mais: 14 gatilhos mentais poderosos que te farão vender mais.

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